sexta-feira, 2 de julho de 2010

Vencendo o senso comum – Como remover corretamente um carrapato

Provavelmente, quase todos de nós já ouvimos falar nas histórias antigas a respeito de como remover os carrapatos. Entre elas está a famosa técnica de retirar o animal com os dedos ou queimá-lo para este se soltar da pele. No entanto, estas dicas não são recomendáveis, de acordo com especialistas. Eles recomendam a utilização de uma pinça para tirar tais artrópodes da pele, torcendo-os lateralmente, mas com cautela para não puxá-los. Afinal, quando puxados, esses “bichinhos” são vingativos e podem liberar sua saliva, que é cheia de toxinas e agentes patogênicos, no sangue do hospedeiro.

É importante que esse processo de retirada seja realizado rapidamente, para evitar a transmissão de doenças, como a doença de Lyme, por exemplo. Além disso, é muito mais fácil retirar o carrapato do corpo do hospedeiro antes que estes tenham permanecido por muito tempo lá, visto que, quanto mais tempo ele fica preso na pele, mais inchado vai ficando o seu abdômen e mais complicado fica agarrá-lo sem espremê-lo. Também é interessante afirmar que, à medida que o carrapato se alimenta, sua saliva vai endurecendo (como cimento) e sua remoção torna-se um processo mais difícil.

Então, para vencer o senso comum, estão relatados abaixo alguns passos para a retirada correta dos carrapatos:

1) Use uma pinça para segurar o carrapato pela extremidade onde ele se fixa à pele. Se você passa muito tempo em áreas sujeitas a ter carrapatos, é bom manter algumas pinças à mão somente para removê-los. Sempre desinfete as pinças depois de usá-las.

2) Puxe o carrapato para fora. Puxe com um movimento lento e firme, e não sacuda ou gire o carrapato. Tenha cuidado para não espremer o abdômen dele.

3) Lave toda a área com água e sabão.

4) Se possível, guarde o carrapato. Ele pode ajudar os médicos a fazer um diagnóstico mais preciso em caso de doença.

Fonte: http://ibaraki.com.br/carrapato-carrapatos-curiosidades.htm

http://ciencia.hsw.uol.com.br/carrapato5.htm

8 comentários:

  1. Gostei MT dessa postagem, sempre quando vejo um carrapato em algum cachorro, arranco o bicho pela raiz.. depois jogo no alcool ou queimo. Claro que lavando minhas mãos depois né! Muito interessante e IMPORTANTE! =)

    ResponderExcluir
  2. é mto interessante foi aki q eu entrei pra saber como tirar o carrapato q tava no meu cachorro... MTO OBRIGADA!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, seja bem-vinda ao blog binarme!! Nós é que agradecemos por você ter entrado em nosso blog. Ficamos contentes por ter obtido conhecimento com nossas postagens.Beijos e continua entrando e comentando, =)

    ResponderExcluir
  4. como faço para evitar que meu cachorro(que é o da minha foto de perfil) tenha carrapato? Como aplico o Frontline? Obrigada por td!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, que estamos sendo visitados. Parabéns grupo pelo lindo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, me desculpa pela demora na resposta. Mas o que tenho a dizer é que aconselho você a conversar com o veterinário que ele irá explicar melhor para você. Ele irá te explicar tudo e com muitos mais detalhes... =)

    ResponderExcluir
  7. Eu vi em um programa de tv que também era bom colocar uma sacola sobre o carrapato fazendo-o ficar sem ar por alguns minutos e depois tirá-lo. Valeu a postagem!

    ResponderExcluir

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo