domingo, 11 de julho de 2010

O maior artrópode vivo do mundo!


Esta estranha criatura aí da foto é conhecido como caranguejo do coco. Ele é um caranguejo gigante, que pode chegar a um metro comprimento e chega a pesar 17kg. Eles tem 8 patas e suas maiores características são as fortes pinças capazes de partir um coco ao meio! A criatura consegue escalar o tronco de palmeiras e coqueiros em busca dos frutos. O caranguejo do coco é nativo das ilhas paradisíacas do Oceano Índico. Ele tem hábitos noturnos e é o único caranguejo do gênero Birgus.
Além do coco, que ele costuma devorar, o caranguejo consume frutas, folhas, cascas dos ovos de tartaruga e até mesmo de outros animais.

Este animal é fortemente atraído por objetos brilhantes. É normal que pessoas com propriedades nestas ilhas descubram que jarros de planta e objetos de prata foram roubados pelos caranguejos do coco.

O caranguejo do coco é usado como iguaria e segundo alguns teria sabor e modo de preparo similar à lagosta. Não existem dados estatísticos para determinar se o animal corre algum risco de extinção, mas sabe-se que de acordo com a sua dieta, pode eventualmente tornar-se venenoso aos humanos.

Fonte: http://zitosloko.blogspot.com/2009/06/caranguejo-coco-maior-artropode-vivo-do.html

6 comentários:

  1. Esse caranguejo é realmente medonho! Eu sinceramente não gostaria de encontrar um animal como esse na minha frente... E suas pinças conseguem cortar um coco ao meio! Devem ser muito fortes mesmo! Onde você consegue achar tantos posts legais Maria Fernanda?

    ResponderExcluir
  2. Nossa Nanda você descobre cada bicho estranho. Adorei o post e espero nunca encontrar com um bicho desse.

    ResponderExcluir
  3. Eita, que caranguejo grande!
    Imagina encontrar um desses..que medo! ahah

    ResponderExcluir
  4. Sou uma bióloga, esqueceram? AHUEIHAIUE :D

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante essa postagem. Não sei o que faria se encontrasse um caranguejo desses...
    Ficaria com muito medo.

    ResponderExcluir

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo