sábado, 3 de julho de 2010

Cuidado com elas!

Você provavelmente já ouviu falar que é necessário tomar cuidado com certos tipos de lagarta, porque, para se defender, elas “queimam” a pele humana. É isso mesmo! As lagartas dos gêneros Lonomia e Podalia, muito comuns no Brasil, causam queimaduras na pele, podendo ocasionar problemas ainda mais sérios.

Popularmente, elas são conhecidas como lagartas de fogo ou taturanas, causando incidentes, principalmente, na Região Sudeste brasileira, no Norte do Paraná e no Mato Grosso. Como se alimentam de folhas, seu ambiente é tipicamente rural. Mas como esses artrópodes são capazes de causar queimaduras? As lagartas que oferecem tal risco apresentam, em seus corpos, estruturas externas que se assemelham a pinheiros natalinos ou pêlos. Essas estruturas contêm toxinas que provocam feridas na pele.

Essas lesões se caracterizam por ter uma resposta inflamatória imediata, com dor intensa, inchaço, vermelhidão, é formação de edema no local onde houve o contato direto entre a pessoa e o animal. A gravidade da queimadura depende da espécie de lagarta em questão.

O tempo de coagulação do sangue indica o grau do problema. Geralmente, quando retiramos o sangue de uma pessoa, este rapidamente sofre coagulação, no entanto, quando está contaminado com a toxina dessas lagartas, o sangue não coagula, pois o veneno da lagarta inibe este processo, o que pode resultar em hemorragias, sangramentos intensos nas mucosas nasal e oral, além de falência renal.

Como fazer para tratar esse tipo de ferida? Recomenda-se lavar a área inflamada com água, sem utilizar produtos químicos, e procurar um médico. Para as espécies do gênero Lanomia, existem soros específicos, diferentemente das demais.

Fonte:http://www.olharvital.ufrj.br/2006/index.php?id_edicao=114&codigo=10


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo