domingo, 11 de julho de 2010

Por que as cigarras são tão barulhentas?

As cigarras são famosas por suas cantorias. O som agudo na verdade, um chamado para o acasalamento emitido pelos machos. Cada espécie tem seu som distinto, que atrai somente as fêmeas de sua própria espécie. Isso permite que diferentes espécies coexistam.

As cigarras são os únicos insetos capazes de produzir esse tipo de som. Algumas espécies maiores podem produzir um chamado que atinge mais de 120 decibéis a uma distância próxima. Isso pode causar dor ao ouvido humano. Espécies menores cantam tão alto que o som não pode ser ouvido por humanos, mas pode fazer com que cachorros ou outros animais uivem de dor.

O mecanismo usado pelas cigarras é complexo. Os órgãos que produzem o som são chamados de timbais. Os timbais são um par de membranas na base do abdômen. A cigarra canta ao contrair os músculos timbais internos. Isso faz com que as membranas se curvem internamente, produzindo um som distinto. Quando esses músculos relaxam, os timbais voltam para sua posição original. Os cientistas ainda não entendem completamente como esse mecanismo produz um volume tão alto.

Em geral, as cigarras cantam durante o calor do dia. Além de atrair uma parceira, o barulho alto afasta os pássaros. O som da cigarra é doloroso aos ouvidos dos pássaros e interfere em sua comunicação, dificultando a caça em grupo.

Até mesmo as próprias cigarras devem se proteger do volume do seu canto. As cigarras macho e fêmea têm um par de grandes membranas parecidas com espelhos chamadas de tímpanos, que funcionam como orelhas. Os tímpanos são conectados a um órgão auditivo por um pequeno tendão. Quando um macho canta, o tendão reage dobrando os tímpanos para que não haja danos causados pelo som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo