domingo, 11 de julho de 2010

Existem lagostas de 200kg?


As lagostas são criaturas curiosas. Apesar de sua aparência estranha, e até mesmo grotesca, e o apelido de "barata do mar", as lagostas são uma iguaria deliciosa e muito apreciada pelos humanos ao redor do mundo. Mas as lagostas também são criaturas bem sofisticadas.

Mas há um fato sobre lagostas que é o seu triunfo: as lagostas não mostram sinais de envelhecimento. Elas não ficam lentas ou mais fracas ou mais suscetíveis à doenças. Elas não ficam inférteis - lagostas mais velhas são inclusive mais férteis que as jovens. A maioria das lagostas parece morrer por causa de algo que aconteceu com elas e não por causa de falhas ou defeitos em uma parte do corpo. Elas são criaturas tão resistentes que os cientistas ainda não têm certeza de quão velhas as lagostas podem ficar. Adicione aí que as lagostas crescem ao longo de suas vidas, e alguém pode perguntar: É possível que uma lagosta nascida antes de Napoleão e tão pesada como um atacante de futebol americano esteja se alimentando no fundo do mar?


Já que as lagostas nunca páram de crescer, a idade de uma lagosta é geralmente determinada pelo tamanho, embora elas possam crescer em taxas diferentes dependendo do ambiente. Uma lagosta de 500 g (o tamanho mínimo para ser ingerida legalmente) tem normalmente de 5 a 7 anos de idade, mas lagostas criadas em águas com 20º C atingem 1 kg em menos de dois anos. A maior lagosta já pescada pesava 22 kg. Como podemos prever, quanto maiores as lagostas ficam, mais competição elas enfrentam por fontes de alimento e mais atenção atraem dos predadores. Isso pode complicar a vida de uma mega-lagosta.

Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/peso-lagosta.htm

Um comentário:

  1. Muito interessante, Alan! Eu não sabia que as lagostas não mostravam sinais de envelhecimento. E as lagostas mais velhas ainda ficam mais férteis do que as jovens! Eu nunca seria capaz de imaginar uma coisa dessas!

    ResponderExcluir

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo