domingo, 11 de julho de 2010

Molusco com mais de 400 anos encontrado na costa da Islândia!!

Cientistas descobriram aquele que pode ser o animal mais velho do mundo. O seu estudo poderá constituir a base para novos desenvolvimentos no domínio da investigação anti-envelhecimento.

Tinha entre 405 e 410 anos de idade o molusco que foi descoberto no Atlântico norte, o que o converte na criatura viva mais velha que o Mundo conheceu.

Quando os cientistas da Universidade de Bangor, País de Gales, o resgataram no fundo do oceano, perto da costa da Islândia, não imaginavam estar perante um recordista de longevidade.

Ao calcular a idade,através dos anéis da concha - da espécie quahog-, o animal já estava morto. Com mais de 400 anos, teria quase o dobro da idade anterior recordista, uma concha do Ártico descoberta em 1982, com 220 anos, que figura no Livro dos Recordes do Guinness.

Uma outra concha, que não consta dos registros oficiais, terá vivido 374 anos, segundo os cientistas, citados pelo BBC. Esta encontra-se atualmente depositada num museu da Islândia.

A equipe batizou a concha de Ming, por corresponder ao período desta dinastia chinesa. Os cientistas estão intrigados com a longevidade alcançada por estes animais, uma proeza que parece assente na forma como as células se renovam.

O seu estudo permitirá, eventualmente, descortinar a chave para uma vida mais longa, assim pensam os investigadores. A pesquisa conta com o apoio da organização não governamental britânica Help The Aged.

Fonte:
http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?fokey=id.stories/7903&va=716459&p=stories&pid=id.comments/716013&op=view

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo