domingo, 11 de julho de 2010

Qual a diferença entre lula e polvo?

São muitas as diferenças entre os dois. Para começar, as lulas têm um corpo alongado, em forma de tubo. Já os polvos são mais arredondados.

Além dos oito braços, que são comuns a esses dois moluscos, as lulas ainda têm um par de tentáculos e nadadeiras ao longo do corpo - os polvos não.

O comportamento de polvos e lulas também é distinto: os primeiros vivem se arrastando no fundo do mar, enquanto as lulas nadam bem perto da superfície, onde ficam os pequenos animais e vegetais que lhes servem de alimento.

A última diferença importante é a classificação técnica desses animais. "Os polvos pertencem à ordem Octopoda , dividida em duas sub-ordens: Cirrata, que agrupa os polvos que vivem em águas mais profundas e Incirrata, formada por animais mais costeiros. As lulas por sua vez fazem parte da ordem Teuthoidea, que tem duas grandes sub-ordens: Myopsida e Oegopsida, cuja diferença básica é a existência ou não de uma membrana sobre os olhos", afirma o biólogo Acácio Ribeiro, do Instituto de Pesca do Estado de São Paulo.

Em todo o mundo, existem dezenas espécies de polvos e lulas, que variam muito de tamanho. Os polvos podem medir cerca de 5cm a quase 6m, mas a espécie mais numerosa, batizada de polvo comum, o Octopus vulgaris, tem em média 70cm.

Muitos chefs consideram essa espécie uma deliciosa iguaria. Para nossa sorte, ela aparece de montão aqui na costa brasileira.

Fonte:
http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_287061.shtml

Um comentário:

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo