quinta-feira, 1 de julho de 2010

Canibalismo entre os louva-a-deus?

O louva-a-deus (Mantis religiosa) é um inseto muito curioso. Seu corpo possui formas esquisitas, sendo adaptado para permanecer camuflado, confundindo-se com a vegetação. Além disso, possui cinco olhos, posicionados estrategicamente e permitindo que ele possa acompanhar todos os movimentos ao seu redor. É um artrópode de distribuição muito comum, podendo ser encontrado, principalmente, nos campos e matas da periferia das cidades.

Ele é bastante conhecido na sociedade pelo seu nome popular, que se deve ao fato deste, em sua posição regular de repouso, ficar com a parte anterior do corpo levantada e os membros anteriores unidos como quem está rezando para Deus.

No entanto, esta suposta “devoção” do animal em questão só está em seu nome. Apesar de normalmente se alimentar de pequenos insetos, como moscas, abelhas e gafanhotos, por exemplo, (capturando-os com suas patas dianteiras longas que funcionam como uma pinça, cheia de espinhos, que apreende suas presas de forma extremamente rápida, trazendo-a diretamente para sua forte mandíbula), os louva-a-deus também praticam o canibalismo. Isso mesmo! Quando dois machos se encontram, caso um deles não se retire, inicia-se uma “luta fatal” entre eles, de modo que o vencedor se alimenta do seu concorrente no final da batalha. Após o fato ocorrido, ironicamente, o macho vitorioso acaba indo dormir satisfeito em sua posição de “reza”.

Ainda é interessante citar que, no acasalamento desses animais, o macho serve de alimento para sua fêmea. A gentil amada simplesmente o agarra pelo pescoço, arrancando e comendo sua cabeça. Em um acontecimento ainda mais curioso, o restante do corpo do macho continua atuando para terminar a fecundação.

Essa inusitada atitude, na verdade, possui uma explicação dentro da Biologia. A fêmea presta tal papel para promover sua adaptação ao ambiente. Uma vez que se alimenta do corpo de seu “amado”, ela fica nutrida quase até o momento da postura dos ovos. Então, ela pode permanecer escondida tranquilamente aguardando tal momento, longe do perigo representado por seus predadores naturais. Estudos indicam também que, depois que o macho literalmente “perde a cabeça”, a fecundação ocorre de modo mais efetivo, ou seja, maior quantidade de sêmen é transferida para o corpo da fêmea.

Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/ver/um_inseto_muito_curioso_|_o_louva-a-deus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo