sábado, 3 de julho de 2010

Para que serve esta meleca?

POST 100!

Só quem já passou pela experiência sabe como é horrível dar de cara com a trilha brilhante de muco deixada por uma lesma. É de vomitar. Entre um ugh! e outro, você se pergunta para que tanta meleca num bicho só. Há anos os cientistas tentam responder a essa questão. Até recentemente, achava-se que a principal função da gosma produzida pelos moluscos era facilitar a locomoção dos animais. Só que deslizar sobre esse composto de água, proteínas e açúcares é uma forma muito dispendiosa e pouco eficiente de deslocamento. “Algumas espécies consomem 70% da sua energia para sintetizar o muco”, afirma à SUPER o biólogo Mark Davies, da Universidade de Sunderland, na Inglaterra. Os cientistas já haviam descoberto que elas conseguiam se locomover mesmo quando incapazes de produzi-lo. Para algo mais a substância nojenta haveria de servir.

Foi o próprio Davies quem matou a charada. Ele percebeu que a lapa (Patella vulgata) – um molusco protegido por uma concha – usa a trilha de muco para armazenar sua comida: ele come as algas que ficam grudadas no rastro gelatinoso. Depois de um passeio, tudo que precisa fazer é voltar pelo mesmo caminho e aproveitar o banquete. “Certas lapas mantêm uma verdadeira horta com as suas algas favoritas”, diz o biólogo.

As trilhas também ajudam caramujos e lesmas a achar o rumo de casa depois de uma viagem em busca de alimento. É verdade que eles não vão longe: no máximo 10 metros. E podem servir até de ponto de paquera. Às vezes um caracol entra no rastro de outro em busca de um parceiro para o acasalamento. Se der sorte, o encontro poderá terminar com o casal preso a um galho por densos fios de baba, durante um demorado ato sexual. Aaargh...

Fonte: http://super.abril.com.br/ciencia/serve-esta-meleca-441405.shtml

Um comentário:

  1. Nossa! Que nojento! Eles armazenam sua comida nesse muco nojento! Argh! Mas a ideia de usar essa "gosma" para achar o rumo de casa é interessante. Muito legal o post Yas!

    ResponderExcluir

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo