domingo, 11 de julho de 2010

Qual a diferença entre abelhas e vespas?

É verão, você está em um piquenique e aproveita para relaxar um pouco ao sol, depois de comer um sanduíche. De repente, você escuta um zumbido em sua orelha. Preguiçosamente, você dá um tapa no ar e então - ai! - você sente aquela ferroada na bochecha. Enquanto seu rosto arde e começa a inchar, a última coisa que passa por sua cabeça é se aquele inseto chato era uma abelha ou uma vespa.

Mas agora queremos saber. Foi uma abelha ou uma vespa que picou sua bochecha? Qual a diferença entre essas duas criaturas?

No caso acima, é muito provável que o agressor seja um tipo de vespa. Por quê? Porque as vespas geralmente são mais agressivas e é mais provável que elas invadam lugares públicos atrás de comida. As abelhas são mais delicadas: querem flores, não sanduíches.

Essa é apenas uma maneira de saber se o agressor era uma abelha ou uma vespa. Que outras características definem essas duas criaturas muito similares - ambas da ordem Hymenoptera? Existem mais de 25 mil tipos de vespas e abelhas, mas há diversas maneiras - relativamente simples - de distinguir umas das outras.


Fonte:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/abelhas-e-vespas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo