sexta-feira, 9 de julho de 2010

Carrapato e Pulga... Qual a diferença?

Tudo começa pelo simples fato de que a pulga, apesar de também ser um artrópode, é da classe dos insetos, enquanto o carrapato é da classe dos aracnídeos. Além disso, a pulga, que se alimenta de sangue assim como os carrapatos, tem uma preferência pelo sangue dos animais de quatro patas (podendo em casos de extrema necessidade obter seu alimento em “outras fontes”), enquanto o carrapato se alimenta, não apenas do sangue desses animais, mas também do sangue humano, do sangue de animais selvagens, entre outros.

Outra diferença entre esses artrópodes está na habilidade que a pulga tem de viver um longo tempo sem comida (o que torna mais difícil sua eliminação). O carrapato, por sua vez, tem uma característica interessante, eles podem inchar bastante quando ingerem muito sangue, assumindo uma aparência grotesca.

Uma característica comum entre esses animais é a capacidade de causar doenças. Os carrapatos são capazes de transmitir uma doença de um animal para outro, sendo os segundos maiores transmissores de doenças humanas (perdendo apenas para o mosquito), espalhando bactérias, vírus e protozoários patogênicos. Ao mesmo tempo, as pulgas são capazes de transmitir doenças como a peste bubônica (conhecida antigamente como peste negra) e o tifo. Esses insetos podem até mesmo transmitir a solitária (verme) para os seres que tiverem contato com ele, visto que as larvas da pulga se alimentam dos ovos das solitárias.

Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/pulga.htm

http://ciencia.hsw.uol.com.br/carrapato.htm

5 comentários:

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo