quinta-feira, 24 de junho de 2010

Os piolhos de cobra possuem veneno?


O piolho de cobra não é considerado um animal peçonhento, principalmente porque ele não tem aparelho para inocular o veneno. Ele também é conhecido como gouro ou mil pés por ter um montão de perninhas. O piolho de cobra nada tem a ver com cobra. São nomes populares, nomes regionais. É um bicho que tem o corpo bastante articulado. Quando ele se sente molestado, ele se encolhe, por isso é chamado de piolho de cobra.

Apesar de não ser venenoso, o piolho de cobra é um parente distante de outros animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e a própria lacraia. Para se reproduzir ele bota ovos e para se defender, algumas espécies liberam um líquido colorido.

Se por acaso a pessoa manusear o animal. Ele pode soltar essa tinta e essa tinta vai permanecer na mão e nos dedos da pessoa por um ou dois dias, mas não provoca absolutamente nada nem alergia, nem dor nem queimadura, nada. Embaixo da cabeça só tem um aparelho mastigador porque esses animais consomem principalmente verduras, vegetais de um modo geral ou restos de material em decomposição. O animal na realidade tem uma sazonalidade marcante e esse aparecimento é sempre nos períodos quentes e mais chuvosos. Podemos encontrar espécies diferentes de piolho de cobra e em cada grupo uma variedade de tamanho e de coloração. Para diminuir a quantidade de piolhos na região infestada pode-se prestar atenção ao redor da área onde se encontram. O acúmulo de lixo doméstico é um dos fatores que pode estar favorecendo o aumento da população desses animais no local.



33 comentários:

  1. Uma coisa que está me chamando bastante atenção são as variadas formas de defesa que os animais possuem. São muitas as curiosidades!! :)

    ResponderExcluir
  2. Sei que esse não é um comentário científico, mas não pude deixar de imaginar como seria pintar o cabelo com essa tinta "natural". Agora sério, muito interessantes as curiosidades sobre esse animal, principalmente a de que ele não tem nada a ver com a cobra. Como pode?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são chamados de piolhos-de cobra devido à tradição, más na verdade são diplópodes, que por sinal são herbívoros. As pessoas do campo muitas vezes confundiam esses animais(diplópodes) com quilópodes que são as lacraias, essas sim peçonhentas.Abraços!

      Excluir
  3. Alguns deles também expelem um odor forte contendo iodo e cianeto, quando ameaçados.

    ResponderExcluir
  4. Bem juntando as postagens da Natália e do Matheus... imaginem pintar o cabelo com essa tinta natural e ficar exposta ao odor enquanto a tinta se fixa no cabelo???

    ResponderExcluir
  5. Eu acordei com um no meu braço, ardeu muito e meu braço ficou roxo ate hoje tenho a marca dele no meu braço !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei meu tênis para malhar, e adivinhe...
      Um piolho de cobra estava dentro dele. Meus dedos ficaram manchados como se tivesse caído iodo e com uma leve ardência.

      Excluir
  6. msdhfgwjhd fcbvxjhvfjsd mvfgSDCVJHJHJHXC leram pq quiseram !!!

    ResponderExcluir
  7. esse piolho de cobra tb matou todo um canteiro de cebolinha pela raiz, tb entram pelo caule da couve e matam.

    ResponderExcluir
  8. Queroo pintarr meeo cabeloo com essa tinta....kkkkkkkk's

    ResponderExcluir
  9. eu ja tive piolho uma ves mas numca mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa inteligente é piolho de cobra e nao piolho que da na cabeça...afff

      Excluir
  10. Bem eu acordei com o pescoso, e deu uma iritação muito forte, tipo queimadura, e esta meio cosando... o que devo fazer!!!

    ResponderExcluir
  11. se eu podesse matar todos
    poxa eles vivem no meu quarto
    um belo dia quando cheguei no meu quarto tinha um andando em cima da minha cama....meu Deus quase que eu morri...poxa me ajudem eles estaõ de mais vivem envadindo meu quarto...

    ResponderExcluir
  12. POis eu já na semana passada encontrei um bem deitadinho debaixo do meu edredon de penas de ganso.eka, quase morri do coração... infelizmente essas pragas fazem parte do equilibrio da natureza. se eu pudesse matava todos...

    ResponderExcluir
  13. Venho tentando vários tipos de veneno contra esta praga,(sbp/rodox/raid/veneno p/capim/jimo cupim,etc.Lendo mais sobre ele, ele tem o corpo 100%impermeável.Gostaria que alguem pudesse ajudar realmente com comentários construtivos, tinta pra cabelo é pra acabar né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius!
      Não se trata de uma praga. As pessoas não gostam por conta da aparência, mas de fato ajudam na decomposição de matéria orgânica, portante não os mate.
      Se quiser mais ajuda, me mande msg: ddtaxe@gmail.com

      Siga algumas fotos simples minhas de in
      setos,minha paixão: https://plus.google.com/photos/108443201617189836194/albums/5766334887917464433

      Até mais.

      Excluir
  14. hoje eu estava caminhando tranquilamente em casa ,quando proc esmaguei um com o pé,eu tipo morri de nojo mas só passei água tem alguém problema só ter passado água? parece que eles tem umas anteninhas, eu estava com medo de ser uma lacrai pois elas são venenosas mas nem senti picada nem dor, como diferenciar uma lacraia de um desses?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. Ontem, minha filha foi "picada" por um. Estava no tenis. Segundo o Instituto do Butantan, não há perigo. Aconselharam lavar p eliminar a "tinta" q é iodo natural e passar alcool no local. Alguns sites sugerem dedetização, outros colocar cobras de areia nas portas. Não descobri nenhum outra forma de controle natural desses animais. E nenhum dos inseticidas domesticos combatem essas pragas. E se tivesse encontrado na minha cama, já estaria enlouquecida.

    ResponderExcluir
  16. Aqui em casa já mandei dedetizar 3 x e os bichos somem por um tempo e depois voltam, para minha infelicidade hoje achei 2 , alguém pode me dizer como acabar com essa praga de onde ela vem?!!!

    ResponderExcluir
  17. minha sobrinha comeu um qual risco ela corre?

    ResponderExcluir
  18. Ontem fui calçar o teniz para ir para academia
    tinha um dentro, quando tirei olhei para meia
    tinha um liquido amarelo bem pouco msm,
    so que pensei que nao era nada, nao troquei a meia...
    fui pra academia quando voltei que tirei a meia meus dedos estavam roxo e a unha amarela...
    mais tive a ideia de pesquisar e encontrei esse
    maravilhoso site que tirou minha duvidas e meu medo
    logico né kkkk
    brigadinho"

    ResponderExcluir
  19. O piolho de cobra solta um liquido lilás e queima sim, eu fui queimada por esse inseto.

    ResponderExcluir
  20. oh genteee...m aguento mais esses coisinhas no meu banheiroo, morro de medo...coloco Q'BOA e a peste é resistente ai pego o apanhador de lixo corto ela em partes e msmo assim ela ainda se mexe.....tenho pavooooooooooooor que veneno eu coloco no ralo do meu banheiroo?? nem posso mais tomar banho em paz pq fico na nóia de aparecer um....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm morro de medo desses bichos,sempre sai dentro do meu banheiro tbm,saiu pelo ralo já várias vezes,eu matei e tampei o ralo,e hoje mesmo saiu um de dentro da pia do banheiroera muito grande,quase morri,tive que colocar uma tampa no ralo da pia tbm p/ ver se resolve,né!espero que resolva isso;e espero que o seu problema tbm se resolva! :)

      Excluir
  21. Estava com uma infestação desse piolho de cobra e descobri o veneno para matar essa praga, que é aquele veneno de matar formiga e pulga que vem na latinha redonda que temos q perfurar a lata para abrir. o nome que usei é Mortein da industria Neocid. Não mata na hora mas com algum tempo depois aperecem todas mortas.

    ResponderExcluir
  22. esperava ter a resposta do que fazer no caso da mardida

    ResponderExcluir
  23. Muito interessante esse blog.
    Eu estava conversando no celular, na área de casa e meu pequeno (1,4 ano) chegou perto de mim. Peguei ele no colo e notei que havia alguma coisa em sua maozinha. Advinha o que era? um Piolho de Cobra tamanho GG. Meu filhote ficou uns 2 minutos com ele (Piolho de cobra) na mão até eu notar. A mão dele ficou roxa e eu desesperei. Lavei com detergente e meti alcool. Ele não reclamou de nada. Na verdade, ficou bravo por eu ter jogado fora seu bichinho de estimação. -- Após pesquisar os efeito, fiquei mais tranquilo.

    ResponderExcluir
  24. Nossa! No banheiro aqui de casa tem cada um enorme que da medo. Já fiz várias pesquisas sobre eles e algumas dizem q eles não são venenosos e outras dizem q eles quando ameaçados soltam um odor e da uma ardência meio q queimadura. Enfim, tenho muito nojo dles.

    ResponderExcluir
  25. eu jugava esse animais perigoso mas so agora sei que nãp são obrigada por explicação...! é bom dia

    ResponderExcluir
  26. Geeeennnte! Q susto levei agora! Pq tenho horror a esses bichinhos.Sem perceber estava aqui lendo no meu not e manuseando uma cobrinha dessas.Nada me aconteceu mas o susto foi grande! Joguei ele no chão e matei e dei mil graças a Deus.Era bem pqueno, mas psicologicamente desde criança não gosto nem de ver,imagina manusear.Corri aqui pra pesquisar e encontrei esses comentários.Estou mais aliviada,mas quero eles bem longe de mim.ah, toda vez q faço faxina geral eles resolvem aparecer.Acho q gostam de poeira, só pode!

    ResponderExcluir
  27. fui queimado por um no meu pescoço as 03:30 da madruga,ele estava debaixo do meu travesseiro,matei-o de raiva pois ardeu e ficou manchada minha pele,mas já esta desaparecendo,é só o momento mesmo.

    ResponderExcluir
  28. bom sempre lavo o quintal com uma ampola de veneno chamada butox para eliminar qualquer carrapato que possa aparecer pois tenho cachorro e noto que assim que jogo o produto diluido em agua assim que cai no ralo elas sobem e em seguida morrem,mas nao tem jeito elas sempre voltam...

    ResponderExcluir

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo