domingo, 20 de junho de 2010

Cienistas descobrem que o ouriço-do-mar possui o DNA semelhante ao do ser humano


Um grupo internacional de cientistas decifrou o genoma do ouriço-do-mar e confirmou que ele é muito parecido com o do ser humano.


Segundo os cientistas o estudo pode ajudar na busca de tratamentos para doenças como câncer, infertilidade, cegueira e distrofia muscular.


Os ouriços têm um extraodinário e complexo sistema imunológico inato que não se baseia em anticorpos, como o de alguns vertebrados, mas é eficaz o suficiente para proporcionar uma longevidade de 100 anos ou mais, segundo o estudo. A imunidade inata- Esta se deve a um conjunto de proteínas que detectam aspectos únicos de uma bactéria e avisam às células do organismo quando percebem a presença de um intruso.


O mecanismo poderia proporcionar novos instrumentos na luta contra muitas doenças infecciosas, dizem os cientistas no relatório. Esses animais marinhos também têm uma enorme capacidade de enfrentar ameaças químicas em seu ambiente, graças a uma sequência de genes que permite captar e eliminar as substâncias tóxicas. Sem a reação, agentes químicos como metais pesados, podem causar o envelhecimento precoce, doenças e mortes. Em outro artigo, os cientistas afirmaram que a análise do genoma do ouriço-do-mar tem amplas implicações para o conhecimento da defesa e das bases genéticas de imunidades dos vertebrados.






2 comentários:

  1. A cura do cancer está justamente no ouriço do mar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cura do câncer é encontrada em diversos meios. O Ouriço-do-maré só mais um.

      Excluir

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo