segunda-feira, 21 de junho de 2010

Polvo: um animal bem inteligente!! 2


O polvo, cefalópode invertebrado habitante dos oceanos, é um animal extremamente inteligente com grande volume cerebral e um sistema nervoso altamente complexo disperso por todo o corpo.

O polvo é capaz de desarrolhar tampas de frascos, decorar a sua habitação com belas pedras, conchas e pedaços de vidro colorido, esconder-se, resolver labirintos e problemas, distinguir padrões e formas, praticar aprendizagem por observação e mesmo brincar atirando garrafas ou objetos contra a corrente e apanhando eles em seguida.

Diversos estudos demonstram que estes animais com grande capacidade e delicadeza sensoriais são capazes de aprender, sentir dor, reter memórias e utilizar conhecimentos adquiridos para resolverem problemas.

Os polvos são capazes de planejar ações e de as executar de acordo com objetivos traçados de modo a favorecer a sua vida e a sua sobrevivência.

Tal como as lulas, os polvos conseguem mudar as suas cores e padrões desde o verde e azul até ao cor-de-rosa. Estas mudanças constituem um tipo de linguagem visual que inclui sinais para substantivos e verbos. As variações ocorrem conforme a época de acasalamento, comportamento, stress, intenção de comunicação mútua e servem também para localizar presas transparentes.

Fonte: http://happymomentum.blogspot.com/2007/05/inteligncia-do-polvo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo