sábado, 19 de junho de 2010

Cobra-do-Mar-Pelágio, a única serpente-do-mar a ter conseguido chegar às Ilhas havaianas!


É um Equinodermo, com corpo comprimido, zona posterior atinge mais do dobro do diâmetro do pescoço, apresenta cor variável embora, a maioria das vezes, seja bicolor - preta em cima e amarela em baixo, com cores dorsal e ventral fortemente demarcadas uma da outra. Cauda amarelada e com grandes manchas, formando um padrão muito característico.


Única espécie de cobra-do-mar a viver e reproduzir-se em mar aberto (é totalmente pelágica). Parente próxima das cobras terrestres da Ásia e Austrália, tendo evoluído destas há cerca de 10 milhões de anos atrás. Para adaptar-se ao novo habitat, desenvolveu cauda achatada em forma de remo e narinas valvulares.

Seu veneno é mortal e neurotóxico. Veneno neurotóxico ataca sistema nervoso, provoca paralisia e é o mais perigoso, podendo matar em questão de horas por asfixia. A cobra-do-mar-pelágio é 10 vezes mais venenosa que a naja egípcia.

Apesar disto, ela é habitualmente tímida. Normalmente não morde, a menos que seja provocada ou pisada. Não há qualquer registo de ataque deliberado ao homem.

Fonte:
http://sealifeportugal.blogs.sapo.pt/15235.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo