segunda-feira, 21 de junho de 2010

Borboletas x Mariposas


Você já viu uma borboleta? Já, não é? É fácil ver uma borboleta... E uma mariposa, você já viu? Acha que já? Ih, acho que você ficou na dúvida... Não sabe se o que viu era uma mariposa ou uma borboleta...


Tudo bem, é difícil mesmo distinguir as duas. Elas são semelhantes em muitos aspectos: têm o corpo dividido em três partes (cabeça, tórax e membros), possuem um par de antenas, um par de olhos compostos (formados por várias lentes) e a boca em forma de canudinho, que usam para sugar o néctar das flores. As duas também apresentam quatro fases distintas de desenvolvimento: ovo, lagarta, crisálida e adulta.

Mas é possível também perceber algumas diferenças tanto nos hábitos quanto na aparência dos dois bichos.

Com relação aos hábitos, podemos dizer que as borboletas têm hábitos diurnos e as mariposas têm hábitos noturnos. Isso quer dizer que na natureza é mais fácil vermos borboletas pela manhã e mariposas pela noite.

As borboletas geralmente têm antenas mais longas que as mariposas. Além disso, as antenas das borboletas têm a aparência lisa e a extremidade arredondada. Já as antenas das mariposas são peludas e grossas.

O corpo das borboletas é mais fino que o da mariposa. Quando está parada, uma borboleta deixa suas asas juntas e para cima. Já a mariposa, no seu descanso, deixa as asas coladas ao seu corpo. Ainda em relação às asas podemos dizer que as borboletas exibem asas mais coloridas.

E em relação à velocidade de voo, quem você acha que é mais veloz? Se você falou que é a mariposa, acertou. Mariposas podem alcançar até 40 Km/h enquanto borboletas atingem o máximo cerca de 20 Km/h.

Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=993&sid=2

Um comentário:

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo