É o maior escargot europeu. O diâmetro da concha pode variar de 30 a 55 mm e a altura de 30 a 50 mm. A cor da concha varia em função da região de procedência, apresentando diversas nuanças uivo até o marrom escuro, com ranhuras transversais. Peso médio ao redor de 22 gramas.
O escargot é um molusco invertebrado. Possui um esqueleto externo que é a sua concha. Seu corpo se divide em três partes: cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça há uma boca, quatro tentáculos (chifres ou antenas) e um orificio genital. Nos tentáculos maiores estão os olhos; os dois tentáculos pequenos têm função tátil. O orificio genital fica atrás da cabeça, do lado direito do animal. Como o escargot é hermafrodita (possui aparelhos reprodutores dos dois sexos), há uma vagina, um pênis e um dardo calcáreo no interior do orificio. O pé é a massa muscular que se espalha à frente e atrás da concha. A massa visceral fica no interior da concha. Lá estão o fígado, rim, coração e parte do intestino. A concha é o esqueleto externo do escargot. Sua forma e coloração são variáveis conforme a espécie. Ela é também o abrigo natural do escargot contra predadores, luz, frio e calor. Essa concha é constituída de carbonato de cálcio, daí a importância do cálcio na alimentação do animal.
concha constituída de carbonato de cálcio? beem legal alan! Depois podem pesquisar sobre os caramujos africanos? gostaria de saber mais sobre eles, porque tem na casa do meu pai IAHEUAH
ResponderExcluiro blog está maravilhoso, beijos
ISIS MOCNY COUTINHO
Xingou minha mãe de que?
ResponderExcluir(gosto do blog de vocês).