sábado, 19 de junho de 2010

Espécie em destaque! Escargot de bourgogne.

Helix pomatia OU ESCARGOT DE BOURGOGNE
É o maior escargot europeu. O diâmetro da concha pode variar de 30 a 55 mm e a altura de 30 a 50 mm. A cor da concha varia em função da região de procedência, apresentando diversas nuanças uivo até o marrom escuro, com ranhuras transversais. Peso médio ao redor de 22 gramas.

O escargot é um molusco invertebrado. Possui um esqueleto externo que é a sua concha. Seu corpo se divide em três partes: cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça há uma boca, quatro tentáculos (chifres ou antenas) e um orificio genital. Nos tentáculos maiores estão os olhos; os dois tentáculos pequenos têm função tátil. O orificio genital fica atrás da cabeça, do lado direito do animal. Como o escargot é hermafrodita (possui aparelhos reprodutores dos dois sexos), há uma vagina, um pênis e um dardo calcáreo no interior do orificio. O pé é a massa muscular que se espalha à frente e atrás da concha. A massa visceral fica no interior da concha. Lá estão o fígado, rim, coração e parte do intestino. A concha é o esqueleto externo do escargot. Sua forma e coloração são variáveis conforme a espécie. Ela é também o abrigo natural do escargot contra predadores, luz, frio e calor. Essa concha é constituída de carbonato de cálcio, daí a importância do cálcio na alimentação do animal.

2 comentários:

  1. concha constituída de carbonato de cálcio? beem legal alan! Depois podem pesquisar sobre os caramujos africanos? gostaria de saber mais sobre eles, porque tem na casa do meu pai IAHEUAH
    o blog está maravilhoso, beijos
    ISIS MOCNY COUTINHO

    ResponderExcluir
  2. Xingou minha mãe de que?

    (gosto do blog de vocês).

    ResponderExcluir

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo