A maioria dos escorpiões se reproduz sexuadamente, de modo que machos e fêmeas acasalam para gerar descendentes. No entanto, há uma exceção a essa característica: o escorpião amarelo, Tityus serrulatus, que se reproduz por partenogênese, ou seja, os óvulos se desenvolvem e originam um indivíduo sem que haja a necessidade de uma fecundação. Para ocorrer esse tipo de reprodução, basta que a fêmea encontre boas condições de calor e alimentação. Por apresentarem essa diferença, os escorpiões amarelos possuem uma população quase que exclusivamente formada por fêmeas. Além disso, essa característica possibilita que a espécie se dissemine com maior facilidade, o que não é muito bom para os seres humanos, visto que o veneno desses aracnídeos é capaz de provocar a morte de suas vítimas através de uma parada respiratória.
fonte:http://www.pragas.com.br/consumidor/pragas/escorpiao/escorpiao_main.php
http://www.ibaraki.com.br/escorpiao-a-reproducao-dos-escorpioes.htm
Muito legal Rayana. Mas, como já sabemos, sempre há aquela exceção de determinados tipos de animais e suas reproduções né? Interessante saber que para que haja esse tipo de reprodução, basta que a fêmea encontre boas condições de calor e alimentação, só o único problema é que não gera variabilidade genética né, mas em compensação, a reprodução é mais rápida.
ResponderExcluirO escorpião da foto não é um Tityus serrulatus.
ResponderExcluirtenho que concordar, o escorpião da foto não é um serrulatus
ResponderExcluiracho que este da foto é um Tityus Stigmurus
ResponderExcluirTrata-se de um Tityus Stigmurus com certeza: Faixa estreita e escura nas costas com o triângulo na cabeça.
ResponderExcluir