domingo, 11 de julho de 2010

Qual a diferença entre lula e polvo?

São muitas as diferenças entre os dois. Para começar, as lulas têm um corpo alongado, em forma de tubo. Já os polvos são mais arredondados.

Além dos oito braços, que são comuns a esses dois moluscos, as lulas ainda têm um par de tentáculos e nadadeiras ao longo do corpo - os polvos não.

O comportamento de polvos e lulas também é distinto: os primeiros vivem se arrastando no fundo do mar, enquanto as lulas nadam bem perto da superfície, onde ficam os pequenos animais e vegetais que lhes servem de alimento.

A última diferença importante é a classificação técnica desses animais. "Os polvos pertencem à ordem Octopoda , dividida em duas sub-ordens: Cirrata, que agrupa os polvos que vivem em águas mais profundas e Incirrata, formada por animais mais costeiros. As lulas por sua vez fazem parte da ordem Teuthoidea, que tem duas grandes sub-ordens: Myopsida e Oegopsida, cuja diferença básica é a existência ou não de uma membrana sobre os olhos", afirma o biólogo Acácio Ribeiro, do Instituto de Pesca do Estado de São Paulo.

Em todo o mundo, existem dezenas espécies de polvos e lulas, que variam muito de tamanho. Os polvos podem medir cerca de 5cm a quase 6m, mas a espécie mais numerosa, batizada de polvo comum, o Octopus vulgaris, tem em média 70cm.

Muitos chefs consideram essa espécie uma deliciosa iguaria. Para nossa sorte, ela aparece de montão aqui na costa brasileira.

Fonte:
http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_287061.shtml

Insetos bizarros

Com mais de 800 mil espécies conhecidas, os insetos constituem o maior grupo animal conhecido. Habitando praticamente todos os ecossistemas terrestres, essas criaturas despertam o interesse das pessoas por vários motivos. E um deles é a forma que esses animais podem assumir, às vezes dando a impressão que são seres de outro planeta.De mariposas a aranhas do deserto, confira as fotos de estranhos insetos, que causam fascinação pelas suas peculiaridades.


Idolomantis diabolica, conhecido como o ‘Rei dos Louva-a-Deus’, devido a seu tamanho, raridade e beleza.

Besouro d’água gigante. É o nome pelo qual são conhecidos os insetos da família Belostomatidae, conhecidos pelas suas grandes dimensões (para um inseto) e por serem predadores vorazes, capazes de causarem danos permanentes em seres humanos que recebam sua mordida.


A mariposa leopardo tem esse nome por seu corpo ser recoberto por um padrão de desenhos muito semelhante ao visto nos grandes felinos. Esses desenhos afastam possíveis predadores do animal, servindo como uma defesa natural.A foto acima mostra a lagarta da espécie de mariposa Calliteara pudibunda, encontrada na Dinamarca. Quando elas se encontram nessa fase, são facilmente levadas pelo vento devido aos pelos no seu corpo. Embora não pareça, o monstrinho da foto se transforma em uma bela mariposa em questão de semanas.

O Louva-a-Deus Orquídea é um raro espécime encontrado na Malásia e na Indonésia. Esse nome não foi lhe dado por acaso: devido a sua cor e formato do corpo, ele consegue se esconder nas orquídeas e alimentar-se de outros insetos que buscam comida por ali.


Essa espécie de bicho da seda (Eupackardia calleta) é encontrada no México, Guatemala e no sul dos EUA.

Mariposa gigante da espécie Hyalophora cecropia, encontrada nas Montanhas Rochosas, América do Norte. Alguns indíviduos já foram observados medindo cerca de 15 cm.

Aranha Camelo é o nome do bicho daí de cima, que vive nos desertos do Iraque, Kwait e outros países do Golfo Pérsico. Embora possa parecer o contrário, não se trata de uma espécie venenosa.

Fonte: http://www.putsgrilo.com/curiosidades/os-insetos-mais-bizarros-do-mundo/

Japoneses filmam lula gigante viva pela primeira vez!!


Uma equipe de pesquisadores japoneses conseguiu filmar uma lula gigante viva - possivelmente pela primeira vez - e afirma que o número dessas criaturas pode ser muito maior do que se imaginava originalmente.

O grupo de cientistas, liderado por Tsunemi Kubodera, fez o vídeo da lula gigante na superfície, durante a captura do animal ao largo das Ilhas Ogasawara, ao sul de Tóquio. A lula, que media cerca de sete metros, morreu durante a captura.

"Acreditamos que esta é a primeira vez que alguém consegue filmar uma lula gigante e ainda viva", disse Kubodera, pesquisador do Museu de Ciências do Japão. "Agora que sabemos onde encontrá-las, achamos que teremos mais sucesso em estudá-las".

A lula gigante foi capturada com o uso de uma lula menor como isca, e arrastada para dentro do navio "depois de lutar um bocado", de acordo com Kubodera. Segundo ele, o indivíduo capturado, uma fêmea, ainda não havia atingido o tamanho adulto. O maior animal da espécie já encontrado tinha 60 metros.

No ano passado, a mesma equipe havia fotografado uma lula gigante em seu habitat natural. A lula gigante, ou Architeuthis, é o maior invertebrado do mundo.

Fonte:
http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/808/japoneses-filmam-lula-gigante-viva-pela-primeira-vez

Centopéia gigante da Amazônia

É a maior centopéia do mundo!

Como se não bastasse ser uma centopéia, que já é uma coisa bem perturbadora, ela chega a medir 60cm.Tem a força muscular de uma cobra pequena. E é um artrópode, credo.
Seus ferrões pretos contém um veneno poderoso.Ela caça animais tão feios quanto ela, como morcegos e tarântulas.
O veneno dos ferrões não chegam a ser fatais em humanos mas causam febre, inchaço, calafrios e fraqueza. Mas isso eu tenho só de olhar pra ela.


Essa centopéia tem tanta força nas patas que chega a conseguir abater um morcego em pleno vôo, e ainda o segurar sem problemas, como mostra a foto acima.

Fonte: http://www.oversodoinverso.com/8-criaturas-que-nao-deveriam-ser-gigantes/

Profeta, Polvo Paul também acertou o vencedor da Copa do Mundo

Acabou a copa e o centro das atenções por incrível que pareça o astro da copa não foi nenhum jogador o a popular Jabulani, foi o polvo Paul! Saiba mais:


O polvo-profeta, Paul, manteve seus 100% de aproveitamento nesta Copa do Mundo. O animal marítimo havia cravado a Espanha como campeã do Mundo na sexta-feira, em suas costumeiras previsões neste Mundial, e com a vitória de 1 a 0 da Fúria sobre a Holanda, na prorrogação, mostrou realmente "entender" muito de futebol.

Paul também havia previsto a vitória da Alemanha na disputa do 3º lugar, e o time germânico venceu o Uruguai, por 3 a 2. Além disso, o molusco-vidente, acertou o resultado de todos os jogos do time alemão nesta Copa do Mundo, desde a estreia contra a Austrália até a vitória no terceiro lugar.

O polvo chegou a prever a derrota da Alemanha para os espanhóis nas semifinais, e pelo visto, nenhum time foi capaz de desafiar seus poderes "psíquicos".

Fonte:
http://www2.futebolinterior.com.br/copa2010/news.php?id_news=143907

Lula vampira do inferno


A extraordinária lula-vampiro é um cefalópode avermelhado e pequeno, famoso por ostentar atitudes e táticas de fuga bizarras. Essa espécie parece “voar” sobre a água, com ajuda de seus tentáculos e barbatanas, e é recoberta por órgãos produtores de luz, chamados fotóforos, provavelmente usados para confundir potenciais predadores. A lula-vampiro pode viver em ambientes com baixíssimas concentrações de oxigênio, em profundidades entre 600 e 900 metros.
A lula vampiro tem uma peculiaridade. Ela tem um dos olhos mais primitivos do planeta. Acreditava-se que este tipo de pálpebra já estava extinta, mas a lula vampiro mostrou que nem tudo muda com os anos.

Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=52938.0

Polvos têm paternidade múltipla.

Biólogos da Universidade de Santiago de Compostela (USC) descobriram que o polvo tem paternidade múltipla. As crias podem ser de três ou quatro pais diferentes já que a fêmea pode armazenar espermatozóides durante dez meses.

Os machos têm modificado o seu terceiro braço direito, que usam para transferir espermatozóides para as fêmeas.

Ambos os sexos têm múltiplos companheiros para copular e pode existir uma espécie de competência dos machos para eliminar da fêmea o esperma do anterior e deixar a sua própria carga genética.

Ao observar este comportamento reprodutivo, os biólogos da USC aprofundaram o estudo e analisaram os genótipos das fêmeas e das suas posturas.

“Os resultados obtidos − explicam em comunicado − deitam por terra a teoria existente até ao momento e confirmam a paternidade múltipla do polvo, ou seja, que mesmo que o último macho arranque os espermatozóides do anterior, há sempre esperma no corpo da fêmea, resultante de cópulas anteriores”.

O coordenador do projeto, Manuel Rey Méndez, insiste que “segundo os dados conseguidos, pelo menos dois machos tiveram êxito na fertilização dos novos procedentes da mesma postura”.

Para o investigador, “esta primeira evidência de paternidade múltipla é de vital importância e deve ter-se em conta nos estudos de genética de populações e de conservação desta espécie, assim como na gestão da aquacultura do polvo comum”.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=40667&op=all

Polvo usa cascas de côco como abrigo



Cientistas da Austrália se surpreenderam ao flagrar um polvo usando cascas de coco como abrigo.

Em um artigo na revista científica "Current Biology", os especialistas do Museu Victoria, de Melbourne, afirmam que este é o primeiro exemplo do uso de ferramentas por um animal invertebrado.

A equipe filmou um polvo "agarrando" metades de cascas de coco debaixo d"água e levando-as para outro lugar para usá-las depois como abrigo.


"Quase me afoguei rindo quando vi a cena pela primeira vez", disse à BBC Julian Finn, um dos cientistas. "Eu sabia que o polvo queria fazer alguma coisa com a casca de coco, mas não esperava que ele fosse pegá-la e levá-la para outro lugar."

Os cientistas acreditam que os cocos encontrados pelos polvos foram jogados por pessoas nas praias e acabaram se fixando no fundo do mar. É o primeiro exemplo do uso de ferramentas por um animal invertebrado "É impressionante ver a maneira como eles manipulam as cascas", disse Mark Norman, outro pesquisador da equipe. "Eles sondam o terreno com os tentáculos, afastam a areia e levantam o coco com uma rotação."

Fonte: http://www.tribunadomaranhao.com.br/noticia/polvo-surpreende-cientistas-ao-usar-cascas-de-coco-como-esconderijo-3375.html

Polvos podem matar por ciúmes, dizem cientistas

Cientistas americanos dizem ter desvendado as táticas de conquistas de uma espécie de polvos na Indonésia e afirmam que, quando se trata de sexo, os moluscos gostam de paquerar e estariam dispostos a matar por ciúmes.

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley, observaram durante várias semanas o comportamento sexual do Octopus abdpus aculeatus, uma espécie diurna de cefalópode que tem o tamanho equivalente ao de uma laranja pequena.

Entre as descobertas, os cientistas afirmaram que os machos não optam pela primeira fêmea que passa pela frente. Ao contrário, muitos escolhem uma parceira específica, guardando-a dentro de uma caverna durante vários dias.

Ao perceber a aproximação de um rival, muitos moluscos usam seus tentáculos para estrangular e matar o adversário.

Disfarce

Quando partem para a paquera ou para a briga, os machos ainda exibem listras marrons, símbolo de sua masculinidade.

Os cientistas ainda observaram que alguns machos se disfarçam de fêmeas para se aproximar delas e escolher sua preferida.

Para isso, nadam perto do chão da mesma forma como elas nadam e escondem a listra marrom.

Em geral, afirmam os especialistas, os machos escolhem fêmeas maiores porque elas colocam mais ovos, originando grandes proles.

Assim que recebe os espermas, a fêmea se retira em uma caverna onde deposita dezenas de milhares de ovos.

Durante esse tempo, que dura em média um mês, a mãe não pode sair para buscar comida e pouco depois do nascimento dos filhotes, morre de fraqueza.

O pai também morre alguns meses após iniciar a vida sexual, deixando milhares de órfãos.

O estudo foi publicado na revista especializada "Marine Biology".

Fonte:
http://www.achetudoeregiao.com.br/noticias/ciencia0100.htm

Como alguns insetos e aranhas andam na água?


As patas de certos insetos, assim como as de certas aranhas, terminam com pêlos, recobertos de uma substância gordurosa que a água não molha. A superfície da água faz as vezes de uma membrana elástica, que baixa ligeiramente em torno da pata do inseto, graças à tensão superficial, sustentando-se, assim, o animal na superfície líquida.
Uma habilidade desenvolvida devido a necessidade de viver am áreas alagadas.
Eles usam de movimentos sincronizados e com rapidez não dando tempo de afundar.

Fonte: http://saiu.com.br/2007/foto-de-inseto-andando-sobre-a-agua/
http://socuriosidades.blogspot.com/2008/03/curiosidades-sobre-os-insetos.html

Aprendendo com o Binarme: Relações Harmônicas Interespecíficas. (Inquilinismo)

INQUILINISMO.

O inquilinismo, segundo alguns autores, é considerado um tipo especial de comensalismo (este termo, como explicado anteriormente, refere-se a todas as relações que envolvem um participante que se beneficia e outro que é neutro) onde o objeto central é a proteção e moradia e não o alimento como no caso anterior.

Agora veja um exemplo entre os equinodermos!

Pepino-do-mar e o Peixe-agulha ou Fieraster – O pepino-do-mar é um equinodermo holoturóide (Classe Holothuroideae) que tem um recurso muito interessante quando está sendo alvo de um predador: ele faz a evisceração, ou seja, para fingir-se de morto junto ao seu predador, o pepino despeja suas vísceras para fora. O predador abandona-o2, ou se satisfaz com as vísceras, dando tempo para o lento pepino “sair de fininho” abandonando as vísceras regeneráveis. Neste ínterim, enquanto o pepino permanece sem vísceras o fieraster, que é um peixe muito delgado e pouco resistente à ação de pequenos predadores, esconde-se na sua cavidade abdominal, ocultando-se de seus predadores naturais. Para o pepino a relação é neutra já que a presença do fieraster não lhe traz prejuízos.

Fonte: http://www.algosobre.com.br/biologia/relacoes-harmonicas-interespecificas.html

Molusco com mais de 400 anos encontrado na costa da Islândia!!

Cientistas descobriram aquele que pode ser o animal mais velho do mundo. O seu estudo poderá constituir a base para novos desenvolvimentos no domínio da investigação anti-envelhecimento.

Tinha entre 405 e 410 anos de idade o molusco que foi descoberto no Atlântico norte, o que o converte na criatura viva mais velha que o Mundo conheceu.

Quando os cientistas da Universidade de Bangor, País de Gales, o resgataram no fundo do oceano, perto da costa da Islândia, não imaginavam estar perante um recordista de longevidade.

Ao calcular a idade,através dos anéis da concha - da espécie quahog-, o animal já estava morto. Com mais de 400 anos, teria quase o dobro da idade anterior recordista, uma concha do Ártico descoberta em 1982, com 220 anos, que figura no Livro dos Recordes do Guinness.

Uma outra concha, que não consta dos registros oficiais, terá vivido 374 anos, segundo os cientistas, citados pelo BBC. Esta encontra-se atualmente depositada num museu da Islândia.

A equipe batizou a concha de Ming, por corresponder ao período desta dinastia chinesa. Os cientistas estão intrigados com a longevidade alcançada por estes animais, uma proeza que parece assente na forma como as células se renovam.

O seu estudo permitirá, eventualmente, descortinar a chave para uma vida mais longa, assim pensam os investigadores. A pesquisa conta com o apoio da organização não governamental britânica Help The Aged.

Fonte:
http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?fokey=id.stories/7903&va=716459&p=stories&pid=id.comments/716013&op=view

Só imagens versão Estrelas-do-mar








































Fonte:

http://www.bicodocorvo.com.br/animais/estrelas-do-mar-fotos

Qual a diferença entre abelhas e vespas?

É verão, você está em um piquenique e aproveita para relaxar um pouco ao sol, depois de comer um sanduíche. De repente, você escuta um zumbido em sua orelha. Preguiçosamente, você dá um tapa no ar e então - ai! - você sente aquela ferroada na bochecha. Enquanto seu rosto arde e começa a inchar, a última coisa que passa por sua cabeça é se aquele inseto chato era uma abelha ou uma vespa.

Mas agora queremos saber. Foi uma abelha ou uma vespa que picou sua bochecha? Qual a diferença entre essas duas criaturas?

No caso acima, é muito provável que o agressor seja um tipo de vespa. Por quê? Porque as vespas geralmente são mais agressivas e é mais provável que elas invadam lugares públicos atrás de comida. As abelhas são mais delicadas: querem flores, não sanduíches.

Essa é apenas uma maneira de saber se o agressor era uma abelha ou uma vespa. Que outras características definem essas duas criaturas muito similares - ambas da ordem Hymenoptera? Existem mais de 25 mil tipos de vespas e abelhas, mas há diversas maneiras - relativamente simples - de distinguir umas das outras.


Fonte:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/abelhas-e-vespas.htm

Por que as cigarras são tão barulhentas?

As cigarras são famosas por suas cantorias. O som agudo na verdade, um chamado para o acasalamento emitido pelos machos. Cada espécie tem seu som distinto, que atrai somente as fêmeas de sua própria espécie. Isso permite que diferentes espécies coexistam.

As cigarras são os únicos insetos capazes de produzir esse tipo de som. Algumas espécies maiores podem produzir um chamado que atinge mais de 120 decibéis a uma distância próxima. Isso pode causar dor ao ouvido humano. Espécies menores cantam tão alto que o som não pode ser ouvido por humanos, mas pode fazer com que cachorros ou outros animais uivem de dor.

O mecanismo usado pelas cigarras é complexo. Os órgãos que produzem o som são chamados de timbais. Os timbais são um par de membranas na base do abdômen. A cigarra canta ao contrair os músculos timbais internos. Isso faz com que as membranas se curvem internamente, produzindo um som distinto. Quando esses músculos relaxam, os timbais voltam para sua posição original. Os cientistas ainda não entendem completamente como esse mecanismo produz um volume tão alto.

Em geral, as cigarras cantam durante o calor do dia. Além de atrair uma parceira, o barulho alto afasta os pássaros. O som da cigarra é doloroso aos ouvidos dos pássaros e interfere em sua comunicação, dificultando a caça em grupo.

Até mesmo as próprias cigarras devem se proteger do volume do seu canto. As cigarras macho e fêmea têm um par de grandes membranas parecidas com espelhos chamadas de tímpanos, que funcionam como orelhas. Os tímpanos são conectados a um órgão auditivo por um pequeno tendão. Quando um macho canta, o tendão reage dobrando os tímpanos para que não haja danos causados pelo som.

Por quanto tempo os escorpiões podem viver sem comida?

As menções a escorpiões remontam aos mais antigos mitos, uma vez que a espécie existe há pelo menos 450 milhões de anos. A forma distintiva de seu corpo e seu ferrão aguçado valeram ao escorpião milênios de reputação negativa. Eles são comumente associados ao mal e ao caos. Ironicamente, das 1,3 mil espécies de escorpiões conhecidas, espalhadas por todo o planeta, menos de 40 possuem veneno forte o bastante para matar um ser humano. As espécies perigosas estão radicadas no Oriente Médio, África, México, América do Sul e Índia. Mas isso não significa que os escorpiões não causem dor. Cerca de cinco mil pessoas morrem a cada ano por motivos relacionados a picadas de escorpiões.


O escorpião é um membro da família dos aracnídeos, e parente próximo das aranhas, ácaros e carrapatos. Os aracnídeos têm quatro pares de patas e dois segmentos de corpo: o cefalotórax e o abdômen. Seus corpos são revestidos de um exoesqueleto feito de uma substância chamada quitina. Uma qualidade peculiar dessa casca externa é que ela torna os escorpiões fáceis de serem avistados no escuro. Devido a um produto químico desconhecido que existe na quitina, caso um escorpião seja iluminado por luz ultravioleta à noite, seu corpo fluoresce, ou brilha.

Já a cauda de um escorpião se divide em cinco segmentos (e termina com o ferrão venenoso), e no extremo oposto do corpo o escorpião dispõe de um conjunto de pinças semelhantes às dos caranguejos, conhecidas como pedipalpos, que ele usa para agarrar e esmagar presas.


Mas o escorpião não precisa empregar sua poderosa blindagem com frequência para capturar suas presas. Como o paciente pescador que espera uma mordida em sua isca por horas, o escorpião é um mestre na arte de esperar pela comida.

Fontes: http://ciencia.hsw.uol.com.br/escorpiao-sem-agua-e-comida.htm

Existem lagostas de 200kg?


As lagostas são criaturas curiosas. Apesar de sua aparência estranha, e até mesmo grotesca, e o apelido de "barata do mar", as lagostas são uma iguaria deliciosa e muito apreciada pelos humanos ao redor do mundo. Mas as lagostas também são criaturas bem sofisticadas.

Mas há um fato sobre lagostas que é o seu triunfo: as lagostas não mostram sinais de envelhecimento. Elas não ficam lentas ou mais fracas ou mais suscetíveis à doenças. Elas não ficam inférteis - lagostas mais velhas são inclusive mais férteis que as jovens. A maioria das lagostas parece morrer por causa de algo que aconteceu com elas e não por causa de falhas ou defeitos em uma parte do corpo. Elas são criaturas tão resistentes que os cientistas ainda não têm certeza de quão velhas as lagostas podem ficar. Adicione aí que as lagostas crescem ao longo de suas vidas, e alguém pode perguntar: É possível que uma lagosta nascida antes de Napoleão e tão pesada como um atacante de futebol americano esteja se alimentando no fundo do mar?


Já que as lagostas nunca páram de crescer, a idade de uma lagosta é geralmente determinada pelo tamanho, embora elas possam crescer em taxas diferentes dependendo do ambiente. Uma lagosta de 500 g (o tamanho mínimo para ser ingerida legalmente) tem normalmente de 5 a 7 anos de idade, mas lagostas criadas em águas com 20º C atingem 1 kg em menos de dois anos. A maior lagosta já pescada pesava 22 kg. Como podemos prever, quanto maiores as lagostas ficam, mais competição elas enfrentam por fontes de alimento e mais atenção atraem dos predadores. Isso pode complicar a vida de uma mega-lagosta.

Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/peso-lagosta.htm

Como as moscas respiram?

Os insetos respiram de um modo bastante diferente do nosso. Em vez de ter um lugar central para reunir o oxigênio (ou seja, pulmões) e um sistema de transporte (coração e sangue) para distribuir o oxigênio para todas as células do corpo, os insetos têm um sistema de tubos ramificados finos chamado de sistema traqueal que distribui o oxigênio diretamente para cada célula do corpo. Imagine que você é uma molécula de oxigênio na atmosfera e está para ser "respirado" para dentro de um inseto.
1.Você entra em um orifício diminuto no tórax ou abdome chamado de espiráculo. O espiráculo é a abertura de um longo tubo chamado traquéia.
2.Você segue pela traquéia, que é um longo tubo ramificado cheio de ar.
3.Você continua a se mover através das ramificações até chegar a um beco sem saída diminuto e cheio de fluido chamado traquéola.
4.Você se dissolve no fluido.
5.A partir do fluido, você de difunde ou se move através da parede da traquéia para o interior de uma célula do inseto, como uma célula muscular.
O movimento de ar através do sistema traqueal da maioria dos insetos depende exclusivamente da difusão. Como a maioria dos insetos depende da difusão, o que ocorre melhor em pequenas distâncias, eles não podem ser muito grandes. Você não vai ver formigas enormes, como no filme "O Mundo em Perigo" ("Them", 1954), porque não haveria ar suficiente para difundir em grandes distâncias no interior de seus corpos e assim manter as células vivas. Contudo, alguns insetos maiores podem usar seus músculos abdominais para forçar o ar para dentro e para fora do sistema traqueal de modo limitado.
Portanto, seria difícil estrangular um inseto. Contudo, se o sistema traqueal se encher de água, leva muito mais tempo para o ar se difundir através do sistema. Portanto, um inseto pode se afogar de modo razoavelmente fácil.

Fonte:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao555.htm

Aprendendo com o binarme sobre o pepino-do-mar


Holothurioidea (do grego holothourion, pepino-do-mar + eidos, forma + ea, caracterizado por) é a classe de equinodermos que inclui os animais conhecidos como pepinos-do-mar ou holotúrias. Em oposição aos outros equinodermes, possuem corpo delgado, alongado em um eixo oral-aboral. A boca é circundada por 10 a 30 tentáculos que são modificações de pés ambulacrários bucais encontrados em outros equinodermos. Seu alimento é o material orgânico dos detritos do fundo, que é empurrado para a boca ou o plâncton aprisionado em muco nos tentáculos. As holotúrias frequentemente são os invertebrados dominantes nas partes mais profundas dos oceanos e muitos taxa são restritos a águas profundas. São aproveitados, depois de desidratados, como iguaria da culinária oriental e, deste modo, conhecidos como bicho-do-mar ou tripango.

A temida "viúva negra"


A aranha viúva negra dá arrepios em muitos só de olhar a foto, porém não podemos negar que este artrópode é muito bonita. A seguir tem algumas informações para conhecermos melhor o animal.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneida
Família: Theridiidae
Género: Latrodectus
Espécie: Latrodectus mactans


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

A aranha viúva negra possui um veneno que ao picar uma pessoa ou outro animal pode ser fatal. A vitima da picada pode sentir dores musculares, câimbras e distúrbios nervosos.

O nome "viúva negra" é um apelido dado a este aracnídeo, pois a fêmea costuma matar e comer o macho após a cópula

Este aracnídeo não possuem um comportamento agressivo, mas podem picar quando são atacadas ou ameaçadas

No Brasil, podemos encontrar esta espécie, principalmente, nas regiões quentes, próximas ao mar

Procuram tecer suas teias em ambientes escuros e frescos

Alimentam-se principalmente de insetos que ficam presos em suas teias

A fêmea fabrica um casulo, maior do que seu corpo, onde deposita os ovos. De cada ovo nascem dezenas de aranhas

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

Comprimento: fêmea (1,2 cm)
Envergadura: 5 cm (fêmea) aproximadamente. O macho é um pouco menor
Cor: preta com mancha vermelha no abdome
Região onde se encontra: em quase todos os países da América, inclusive Brasil.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/viuva_negra.htm

O maior artrópode vivo do mundo!


Esta estranha criatura aí da foto é conhecido como caranguejo do coco. Ele é um caranguejo gigante, que pode chegar a um metro comprimento e chega a pesar 17kg. Eles tem 8 patas e suas maiores características são as fortes pinças capazes de partir um coco ao meio! A criatura consegue escalar o tronco de palmeiras e coqueiros em busca dos frutos. O caranguejo do coco é nativo das ilhas paradisíacas do Oceano Índico. Ele tem hábitos noturnos e é o único caranguejo do gênero Birgus.
Além do coco, que ele costuma devorar, o caranguejo consume frutas, folhas, cascas dos ovos de tartaruga e até mesmo de outros animais.

Este animal é fortemente atraído por objetos brilhantes. É normal que pessoas com propriedades nestas ilhas descubram que jarros de planta e objetos de prata foram roubados pelos caranguejos do coco.

O caranguejo do coco é usado como iguaria e segundo alguns teria sabor e modo de preparo similar à lagosta. Não existem dados estatísticos para determinar se o animal corre algum risco de extinção, mas sabe-se que de acordo com a sua dieta, pode eventualmente tornar-se venenoso aos humanos.

Fonte: http://zitosloko.blogspot.com/2009/06/caranguejo-coco-maior-artropode-vivo-do.html

Caranguejo-morango

Uma curiosa criatura foi descoberta por biólogos marinhos da Universidade Nacional Taiwan Ocean na costa sul do país.

Com uma casca vermelha brilhante coberta de pequenas bolinhas bran
cas, o animal recebeu o apelido de caranguejo-morango.

De acordo com reportagem do NowNews, há urgência em categorizar novas espécies da costa taiwanesa devido à poluição que ameaça a vida marinha.


Recentemente, um naufrágio resultou em grande vazamento de óleo que, caso fosse maior, poderia ter recoberto os caranguejos e impedido a sua descoberta. As duas fêmeas capturadas pelo professor Ho Ping-ho, responsável pelo achado, foram ach
adas muito próximas à área do desastre, no Parque Nacional Kenting.

Infelizmente, os animais morreram pouco depois de serem recolhidos, possivelmente devido à contaminação da água em seu habitat.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/encontrado-estranho-caranguejo-morango-07012010-16.shl

sábado, 10 de julho de 2010

As formigas dormem?


As formigas trabalham numa espécie de "turno", onde há troca de formigas para realizar as tarefas do formigueiro. As formigas não dormem propriamente, mas seu metabolismo abaixa, e por isso ela fica num estado de letargia, ou seja "mais lerda".



Fonte:http://www.saudeanimal.com.br/curio_diversas.htm#3

Onde ficam as moscas de noite?


Dependendo da mosca em questão, podemos dizer o seguinte: algumas moscas tem um período de vida muito curto, de apenas 24 horas. A maioria das moscas que conhecemos é de hábitos diurnos. Portanto, nascem de madrugada, reproduzem-se de dia e morrem na madrugada seguinte. Outras moscas já tem um ciclo mais longo de vida, mas, como já disse, a maioria tem hábitos diurnos. à noite, procuram frestas para se abrigarem, saindo quando o dia clareia.


Fonte:http://www.saudeanimal.com.br/curio_diversas.htm#3

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Carrapato e Pulga... Qual a diferença?

Tudo começa pelo simples fato de que a pulga, apesar de também ser um artrópode, é da classe dos insetos, enquanto o carrapato é da classe dos aracnídeos. Além disso, a pulga, que se alimenta de sangue assim como os carrapatos, tem uma preferência pelo sangue dos animais de quatro patas (podendo em casos de extrema necessidade obter seu alimento em “outras fontes”), enquanto o carrapato se alimenta, não apenas do sangue desses animais, mas também do sangue humano, do sangue de animais selvagens, entre outros.

Outra diferença entre esses artrópodes está na habilidade que a pulga tem de viver um longo tempo sem comida (o que torna mais difícil sua eliminação). O carrapato, por sua vez, tem uma característica interessante, eles podem inchar bastante quando ingerem muito sangue, assumindo uma aparência grotesca.

Uma característica comum entre esses animais é a capacidade de causar doenças. Os carrapatos são capazes de transmitir uma doença de um animal para outro, sendo os segundos maiores transmissores de doenças humanas (perdendo apenas para o mosquito), espalhando bactérias, vírus e protozoários patogênicos. Ao mesmo tempo, as pulgas são capazes de transmitir doenças como a peste bubônica (conhecida antigamente como peste negra) e o tifo. Esses insetos podem até mesmo transmitir a solitária (verme) para os seres que tiverem contato com ele, visto que as larvas da pulga se alimentam dos ovos das solitárias.

Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/pulga.htm

http://ciencia.hsw.uol.com.br/carrapato.htm

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Aranha australiana

Nephila Edulis é a maior aranha que produz teia no mundo! As teias dessas aranhas podem ter 1 metro de diâmetro, e são comumente encontradas entre árvores, enquanto aranhas comuns fazem suas teias em um singelo galho. Suas teias são tão fortes que até pássaros ficam presos. Sim, elas comem pássaros também.
Essa espécie cresce até o tamanho de uma mão humana. Mas algumas crescem mais, muito mais. Tanto as aranhas gigantes (fêmeas) quanto as pequenas (machos) produzem o mesmo veneno que uma aranha Viúva-negra, mas é bem menos concentrado e apenas causa inchaço e dor localizada. O que é informação suficiente para que eu fique bem longe dela.

Fonte: http://www.oversodoinverso.com/8-criaturas-que-nao-deveriam-ser-gigantes/






Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo