sexta-feira, 28 de maio de 2010

Moluscos, Artrópodes e Equinodermos




Introdução

Olá, visitantes! Esta área está destinada para a apresentação dos autores desse blog e do motivo pelo qual ele foi criado. Nós somos estudantes e estamos fazendo uma espécie de trabalho diferente de biologia. Primeiramente, vocês devem estar se perguntando o porquê do nome BINARME. Bem, na verdade, fazemos parte do grupo B, que falará sobre os INvertebrados, priorizando os filos dos ARtrópodes, dos Moluscos e dos Equinodermos.
O motivo da criação desse blog é explorar de um modo diferente o “amplo mundo dos invertebrados”. Nós, os autores do BINARME, vamos postar, nesse espaço, curiosidades a respeito desses animais, que, apesar de serem pouco discutidos entre os jovens, possuem uma série de características interessantes e, muitas das vezes, desconhecidas pela maior parte da sociedade. Para começarmos essa exploração, no entanto, é necessário que nossos visitantes tenham uma noção básica da estrutura desses metazoários, mais especificamente de três filos do Reino Animália: Arthropoda (o filo dos artrópodes), Mollusca (o filo dos moluscos) e Echinodermata (o filo dos equinodermos). Por isso, fizemos uma espécie de resumo a seguir:

* Arthropoda (artrópodes):

Os artrópodes são os invertebrados caracterizados por apresentarem corpo segmentado, um esqueleto de quitina e apêndices articulados (pernas ou patas). É importante ressaltar que realizam seu crescimento a partir de mudas ou ecdises, visto que é necessário uma “troca” do esqueleto externo para que eles cresçam. Esse filo é dividido em: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodos e diplópodos.

Ex.:


abelha (inseto)



aranha (aracnídeo)



crustáceo



* Mollusca (moluscos):

Os moluscos são, principalmente, caracterizados por apresentarem um corpo mole, que é dividido em três partes: cabeça (região cefálica), pé e massa visceral (revestida pelo manto em cuja epiderme é produzida uma concha calcária, que não é sintetizada no polvo e na lesma). Vivem, basicamente, no mar, embora existam espécies terrestres e dulcícolas. Esse filo é dividido em três classes: gastrópodes, bivalvos e cefalópodes.



polvo





caracol




* Echinodermata (equinodermos):

Os equinodermos são caracterizados, basicamente, por apresentarem em sua superfície uma epiderme com espinhos, abaixo da qual se localiza o endoesqueleto (composto por placas calcárias). Além disso, eles, em sua maioria, apresentam simetria pentâmera (podem ser divididos em duas partes iguais a partir de cinco planos) e órgãos sensoriais espalhados pela periferia do corpo. Esse filo é dividido em: asteroides, equinoides, ofiuroides, holoturoides e crinoides.




estrela-do-mar


ouriço-do-mar



pepino-do-mar



Obs.: É importante ressaltar que esse blog apresentará curiosidades sobre filos específicos de invertebrados: os artrópodes, os moluscos e os equinodermos.

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo